Vó Nair era exímia fazedora de doces e geléias, que chamava de chimia. Minha preferida era a de banana, que ficava pedaçuda e clarinha, pois a vó não deixava o açúcar queimar.
Um pacotinho de cerejas frescas que maturava na geladeira foi o empurrão para me lançar o desafio de produzir minha primeira geléia num período de raríssimos momentos de abandono ao pé do fogão.
O Leitor e a Leitora podem substituir a cereja por outra fruta vermelha com segurança. Creio que a receita também se preste para maracujá, kiwi, damasco…
Ingredientes:
1 1/2 xícara de cerejas frescas sem caroço e picadas grosseiramente
1 1/2 xícara de açúcar comum
1/2 maçã pequena sem casca ralada (a maçã tem pectina e dá corpo ao doce)
sumo de 1/2 limão
Como fazer:
- Numa panelinha, leve todos os ingredientes juntos ao fogo baixo, tomando muito cuidado para não deixar ferver vigorosamente. Essa (e suspeito que outras) geléia parece adquirir vontade própria em altas temperaturas e se lança com vigor em saltos ornamentais para fora da panela, espalhando-se pelo fogão e arredores.
- Em fogo muito baixo, então, deixe a geléia tomar corpo. Com a ajuda de uma colher molhada em água fria, recolha e descarte a espuminha que se forma na superfície.
- O ponto da geléia, Leitor e Leitora queridos, não sei ao certo precisar. Deveria ter deixado menos tempo, talvez, pois ao levar o doce à geladeira notei que ficou com a consistência mais firme do que pretendia. Será mesmo necessário experimentar para adequar a textura ao gosto de cada um.
- Após arrefecer, guarde na geladeira em pote fechado. Ficou deliciosa no pão e também misturada ao iogurte natural.
Há uma foto da façanha, mas optei por publicar logo a receita e dar uma sinal de vida. A todos os que passaram por aqui e deixaram recadinhos, um beijo grade e saudoso!
;***
A de cereja é uma das melhores!
Gatinha, finalmente! Espero que esteja tudo bem, viu? Pão com chimia é minha infância. Momento cultural: chimia vem do schmier, alemão para geléia ou doce de frutas. Mas acho que tu sabe disso, né? Até deve conhecer o Käschmier (que eu nunca gostei), que é tipo uma ricota para se passar no pão. Um beijo
Aliás, uma época em que minha mãe morou no interior de SP teve um problema com essa nomenclatura (chimia): ela fez a lista do super para a moça que trabalhava com ela e a moça não encontrou tal item e ninguém no super sabia o que era… ahahahhaa!
Imagino que tenha ficado ótima..
Posta a foto tb,
bjs
Momento cultural 2: curiosa que sou, fui procurar a tal “chimia” no dicionário, pois nunca tinha ouvido falar. E a tal não aparece no Houaiss, e sim “chimíer” ou “chimiê”, que constam como regionalismo do Rio Grande do Sul e, ainda segundo o dicionário, derivam do alemão Schimiere, que significa “untura, lubrificante, graxa”. ; )
Fer, que delicia! preciso aprender a fazer essas chimias, pois me encantei. A mistura de cereja com a maçã…hmmmmm! Estou feliz em te ler aqui novamente.
beijoooo,
Ana Paula, nao sabia dessa parte da graxa. Ahahah, logo eu, que sou alemoa criada a pão com chimia de uva!
Que bom que você voltou. Essa chimia deve ser ótima. Vou tentar fazer a de banana que você falou. Beijo.
Oi Dadi, que bom que vc voltou!!! olha, adoro geleia de cerejas mas por aqui é difícil de encontrar, apenas no Natal. vou entáo esperar viu? beijinhos Fah.
Dadi, parece deliciosa essa chimia, e além disso é simples de fazer. Adorei, estou curiosa para ver a foto!
Beijos.
Geléia caseira é muito mais gostosa!! A D. Mercedes, que trabalha com meu pai há anos, faz uma de morango que é uma perdição! Esta de cereja deve ser deliciosa!! Que bom que voltou!!!
Feliz em saber notícias.
A geléia parece perfeita.
Bjs
Apareceu a “margarida”….
Dadi, você estava sumidinha, está tudo ok? Esta geléia da vó Nair… hum, ai, que saudade da minha! Bjks
Eba! Dadivosa is come back!
Oba, já não era sem tempo, né menina!
Ah, chimia, adoro com pão bem quentinho.
De uva, goiaba (a mãe da Sharon faz uma que uma “dilícia”), abacaxi…..
De kiwi?!?! Nunca provei mas quem sabe agora eu experiemente fazê-la eu mesma, (ui ;))
Amei por demais, e que foto bemlinda , deu até água na boca, rsrsrs.
Beijos, minha querida!
Ah, que felicidade tê-la de volta aos domínios de tua cozinha e na janela pra gente…
Beijos de saudade
Bom vê-la de volta….amanhã eu vou para essa alquimia.
Gostei da ideia de comer essa geleia com iogurte natural. Há uns tempos fiz doce de cereja e vou experimentar, deve ficar super delicioso.
Também adoro fazer doces.Aprendi uma goiabada de matar de tão boa.Agora vou tentar rapidinho a geléia de cereja.Beijos Marília
Gostei muito deste doce. Não tenho por hábito confeccionar doces de fruta, tenho que remediar isso. Obrigada pela inspiração.
Oi,lindinha…
Quanto tempo heim dona Dadivosa?
Precisamos marcar novamente um encontro para o final do ano,o que vc acha?
Um grande beijo no seu coração com saudades…
Sonia Novaes
Não gosto muito de geléia. Mas o cheiro e a beleza do doce me fazem, vez ou outra, querer comê-la…
Ai, eu adoro geléias caseiras!!! Minha mãe sempre fez geléias de jaboticabas, laranjas e umas uvinhas pretas, bem pequenas, que não sei o nome. Agora, geléia de cereja (minha fruta predileta) deve ser divina!!!
Beijos
Nooossa! A foto está demais! Além disso, nestes tempos de “fast food” e aditivos químicos em profusão, nunca é demais lembrar que somos o que comemos, e esta geléia caseira do tempo de nossas avós só pode ser uma verdadeira dádiva. Parabéns! Bjs….
Já que já tem uma Karla aqui, viro “Karlinha”!
ADOREI!!! Fiz a receita com MORANGO e ficou ESPETACULAR! Posso falar assim, já que a receita não foi minha, rsrs…o morango é uma fruta tão rica que dá naturalmente uma cor, cheiro e sabor maravilhosos. Dei um toque especial: do meio pro fim do cozimento, joguei um pauzinho de canela dentro…aí sim, modéstia à parte: a combinação ficou jóia!
Quanto ao ponto, tenho impressão de que passei uma meia hora mexendo no fogo baixo, depois perdi a paciência e passei uns 5 minutos no médio…
Não entendi esse lance da espuminha não…fez uma espuminha tão normal de fervura no meu, que eu nem tive coragem de descartar! Eu resumiria em “mexer, mexer, até ficar com cara de calda grossa”. Depois que foi pra geladeira, a textura ficou no ponto!
Beijão!
Amo geléia. Esta de cereja com maça deve ser divina!
É de dar água na boca. Vou fazer.
Um ótimo dia para você e a todos de sua família.
beijocas!!
ADOREI ENCONTRAR RECEITA DE GELEIAS. GOSTARIA QUE ME ENVIASSE E-MAIL ENSINANDO-ME COMO DEVO FAZER PARA QUE CONSERVE POR MAIS TEMPO, TENHO 71 ANOS , NUNCA FUI DE COSINHAR, MAS, AGORA RESOLVI FAZER PARA OCUPAR MEU TEMPO E QUERO COMERCIALIZAR.CERTA DE SER ATENDIDA, FIRMO-ME MUITO AGRADECIDA.
Atenção Senhoras e Senhoritas:
Por favor, não confundam Schimier (Chimia) com Geléia…
A diferença do produto é gritante. Conforme o nome já diz (Schimier), quer dizer pasta (entre outros), ou seja: é a pasta da fruta, bem mais consistente, ao contrário da geléia, meia aguada, sem solidez nenhuma. Sou gaúcho, (moro em S.Paulo há mais de 30 anos) descendente de alemão e minha avó paterna fazia uma Chimia (nome abrasileirado) de qualquer fruta que era uma beleza, mas tinha uma de batata doce que vou lhe contar….
Gostei muito do Site de Vcs, se quizerem colocarei um link no meu Jornal.
Abcs.
Claudio Fortes
Diretor Geral do
Jornal Brasileiro de Cultura
procurava ima receita simple e encotre logo de cara amei beijos e abracos para vc
Está é a primeira vez que acesso este site e amei a receita de cereja com maçã,e como sou gaúcha já tinha ouvido falara no termo chimia para géleia,gostaria de saber se você envia receita pelo email,gostaria muito de ter a de morango,uva e pêssego,.Desde já fico agradecida se puderem enviar abraços e continue com essas receitas deliciosas e simples.bjs
Olá! Sou do Mato Grosso do Sul. Conheci um amigo cuja família toda era oriunda do Rio Grande do Sul. Fui passar a páscoa na casa deles certa vez.
Lá tive a deliciosa descoberta da chimia de goiaba. Percebi que era bem diferente do nosso tradicional doce de goiaba, pois era mais leve e menos enjuativo. Me presentearam com um pote que saboriei bem lentamente para durar mais.Meu amigo mudou-se de cidade e perdemos contato e já se foram 16 anos de saudade do amigo e da tal chimia. Agora que tenho uma receita farei a minha própria chimia de goiaba. Preparei a massa só do miolo da goiaba. Por si só já tem uma textura diferente. Muito Obrigado DADIVOSA. Se tiver a receita de vinagre caseiro de parreira manda ai ok.
vou tentar fazer pois tenho um pé de cerejas que carrega todo ano gratos
Olá, Dadivosa, td bem? Estava pesquisando sobre geleias de cereja, e achei esse post, obviamente copiado do seu….
https://perdidosemdeutschland.blogspot.com/2009/06/geleia-de-cereja.html
Bjos!
Somente para constar, na região de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Jaraguá do Sul…, enfim, em Sta. catarina, Schimia é qualquer coisa que se pode passar no pão, não necessariamente coisas doces.
Existe uma linguiça conhecida como linguiça de schimia, que é só tirar a pele e passar no pão. Uma delícia.
Em SP só conheço um lugar onde encontrar esta linguiça: na feira do Pacaembú, na barraca de Dirce.
olá,muito obrigada por compartilhar essas receitas,estou começando a produzir geléias caseiras pra vender,gostaria de saber se podem me informar como conservar e aonde posso encontrar potes de vidros que lembrem geléias de vó,caseiras e rótulos legais também,aguardo o contato,muito obrigada Mayra campos
Que jeito gostoso de passar receita menina. Amei e já estou no embalo das receitas e aprender um pouco mais sobre as palavras em alemão foi ótimo, amei.
Estava procurando receitas de chimia de cereja e me deparei com essa.Amei a maneira poetica de como prepará-la,muito lindo o teu texto.Certamente vou fazê-la.
Deliciosa, saborosa, cheirosa. Tudo de bom, como foi a minha primeira vez, ficou um pouquinho dura.
Procurando achei essa dica, que vai fica para próxima.
Forte abraço para todo(a)s
Alex. COMO VERIFICAR O PONTO DE GELÉIA
1º- Coloque algumas gotas de geléia num pires e deixe esfriar
2º- Quando fria, com a ajuda dos dedos tente ver se forma fio. Se formar está no ponto.
3º- Guarde em vidros esterelizados.
Read more: Geléia de Laranja https://iserv.com.br/culinaria/Geleia_de_Laranja_608.asp#ixzz1gugNZY1y
Dadivosa você salvou as cerejas que recebi de uma amiga. A géleia ficou maravilhosa, coloquei menos açúcar, para sentir mais o gosto da fruta.
Quanto a “chimia”: sou do RS e schmier (é assim que se escreve) significa untar, esfregar em algo. Os imigrantes alemães que aqui aportaram,trouxeram consigo dialetos e regionalismos do idioma. Quando morei em SP tive várias dificuldades em encontrar algumas coisas, pois no sul só se conhecia os artigos pelos regionalismos alemães, o que hoje não mais ocorre.
A palavra em alemão para geléia é ” Gelee”.
Arabela, que bom que a receita deu certo!!
Obrigada por me ensinar tantas coisas
Beijo ;***
APÓS AS FESTAS NATALINAS TEM MUITA CEREJA PARA VENDER NA FEIRA, ABAIXO DO PREÇO NORMAL. HOJE MEU FILHO COMPROU 10 PACOTES QUE ESTAVAM BEM BARATOS E EU VOU APROVEITAR PARA FAZER ESSA GELÉIA COM UMA PARTE DELES. ESPERO QUE FIQUE TÃO BOM QUANTO O SEU, DADIVOSA. OBRIGADA PELAS DICAS DA SUA RECEITA. JÁ ESTOU SENTIDNO O GOSTINHO DA MINHA GELÉIA NO PÃO.
Colhi as cerejas hoje 12 de outubro de 2013, vou fazer e ver como fica, um abraço,,,,.
gostei muito da receita tao simples e fácil de fazer.
a cereja do rio grande fica muito gostosa como geleia..
eu adorei pois estava trás desta receita, porque tenho um pé desta árvore em casa. estopu com vontade de fazer para meus netos.
Schmier em alemão significa untar, lubrificar e Geléia em alemão é Konfitüre ou Marmelade e se for aquela geléia sem pedaços da fruta que parece gelatina chama Gelee.